Conselho e Diretoria

O sistema de governança corporativa é composto por Assembleia dos Sócios – Conselho de Administração – Conselho Fiscal – Diretoria.
——————————————————————————————————————————————————————————–

Composição da DIRETORIA EXECUTIVA:

* Wilson João Cignachi Diretor Administrativo Financeiro
Mandato: 10/12/2015 – Permanece no cargo até a eleição de novo Diretor
Mini curriculum: Foi Sócio Fundador e Diretor das empresas: Cosipla S/A, Cignachi Imóveis, Cigma Construções, em Farroupilha/RS; Gerente Comercial da OSM Consultoria e Sistemas, em Brasília/DF (2007 a 2015); Conselheiro de Administração do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico (2003); Presidente da Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE (2003); Deputado Federal/RS (1995 a 2006); Prefeito Municipal de Farroupilha/RS (1983 a 1988); Vereador do Município de Farroupilha/RS (1969 a 1976); Presidente COHAB/RS (1989 a 1990); Presidente do Conselho de Administração da CEDIC (1989); Conselheiro de Administração da CINTEA, RS (1989); Conselheiro de Tráfego do DAER, RS (1990).Realizou Cursos de Desenvolvimento em Governança Corporativa – IBGC (2017) e de Compliance e Governança – IBGC (2018).Possui condecorações: Comenda de Honra ao Mérito – Comendador – recebida do Governo da República Italiana em 1986; Comenda do Instituto Musical Palestrina, RS (1988); Diploma El Leon de San Marco, do Instituto Veneto Per I Rapporti Com Paesi Dell’ America Latina, Governo da Itália (1987); Medalha do Sesquicentenário da Brigada Militar do RS (1987); Troféu Prefeito Destaque/RS (1987). Atualmente é Diretor Administrativo Financeiro na empresa Fronteira Oeste Transmissora de Energia S/A – FOTE.

* Jorge Andriguetto Junior Diretor Técnico
Mandato: 09/10/2020 – Permanece no cargo até a eleição de novo Diretor.
Mini curriculum: Natural de Ponta Grossa(PR), formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mais de 44 anos de experiência no segmento de energia, foi responsável pela gestão das áreas de Planejamento de Expansão da Geração, Transmissão e Obras Civis na Copel, onde também foi Diretor de Engenharia e Presidente da Copel Renováveis. Atuou como consultor privado em projetos de geração hídrica, térmica e eólica. Foi diretor de Engenharia da Eletrosul entre 2016 e 2018. Em seguida assumiu a Presidência da CGTEE e, posteriormente, respondeu pela Diretoria de Operação. Desde janeiro de 2020, é o titular da Diretoria de Geração Térmica da CGT Eletrosul. Atualmente é Diretor Técnico na empresa Fronteira Oeste Transmissora de Energia S/A – FOTE.

——————————————————————————————————————————————————————————–

Composição do Conselho de Administração:

* Ildo Wilson Grüdtner Presidente do Conselho
Mandato: 03/11/2020 – Permanece no cargo até a eleição de novo Conselheiro
Mini curriculum: Formado em Engenharia Elétrica para Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com especialização em Sistemas Elétricos de Potência pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG). Em 1980, ingressou na Eletrosul como engenheiro de estudos de sistema, e exerceu diversas funções gerenciais. Com quase 40 anos de experiência no setor elétrico, dedicou parte de sua trajetória ao Ministério de Minas e Energia, onde foi diretor do Departamento de Monitoramento do Sistema Elétrico da Secretaria de Energia Elétrica; em duas ocasiões, foi Secretário Adjunto de Energia Elétrica; e, em outros dois períodos, foi Secretário de Energia Elétrica. Em abril de 2019, assumiu a Diretoria de Operação da Eletrosul. Presidente do Conselho de Administração da Fronteira Oeste Transmissora de Energia S.A – FOTE e desde janeiro de 2020, responde pela Diretoria de Operação da CGT Eletrosul

* Jorge Hillmann
Mandato: 03/11/2020 – Permanece no cargo até a eleição de novo Conselheiro
Mini curriculum: Formação de conselheiros na Fundação Dom Cabral , MG, MBA Executivo em Finanças no IBEMEC, RJ, Pós Graduação em Marketing na ESPM, RJ. Engenharia Metalúrgica, Administração de Empresas e Pública na UFRGS, RS. Atualmente, Membro do Conselho em 4 empresas: Proteak Uno, S.A.B. – Mexico; PECCIN, SA – Erechim, RS; FAMEX SA Adm. Espaços Comerciais – RJ, e FOTE – Fronteira Oeste Transmissora de Energia S.A. Florianópolis SC. Consultoria em reestruturação operacional e financeira, captação de recursos e M&A com a TCP Partners de SP , associada a BTG Global Advisory. Anteriormente: Membro do Conselho de Administração na CEPAR – CESBE Participações – Curitiba, PR; Membro do Conselho na Tondo SA – Caxias do Sul, BR,  Membro do Conselho e Diretor Geral na Masisa do Brasil Ltda, Curitiba – Brasil, Membro do Conselho de Administração na LP DO BRASIL S.A. Vice-presidente Executivo na Amanco empresa da NUEVA C.R. S / A – Costa Rica Presidente na National Silicates, Canada, subsidiária da The PQ Corporation – USA Diretor Geral da SIKA S.A – Brazil.

* Giovani Francisco da Silva
Mandato: 03/11/2020
Mini curriculum: Formado em administração de Empresas, pela Faculdade da Serra Gaúcha. Tem Especialização em Gestão Energética Municipal pela PUC Rio/ PROCEL/ Eletrobrás/ Ministério de Minas e Energia. Formado também em curso Técnico em Eletrotécnica com registrado no CRT/RS. Atua desde 1978 no setor elétrico do Rio Grande do Sul. Iniciou suas atividades na Empresa SADE – Sul Americana de Engenharia, na construção de Linhas de Transmissão em 1978. Em 1981 ingressou na CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica onde passou por vários setores e municípios do estado. Em 1997 passou para o setor privado ingressando na Rio Grande Energia distribuidora de energia do Rio Grande do Sul na Regional de Caxias do Sul, onde aposentou-se em 2015. De 2015 a 2018 trabalhou na Câmara de Deputados em Brasília como Assessor Parlamentar e em 2018 assumiu como Diretor Executivo do Grupo CEEE, permanecendo até a presente data. É Conselheiro Administrativo das empresas FOTE – Fronteira Oeste Transmissora de Energia S/A , TSLE – Sul Litorânea S/A e Fundação COGE, onde foi eleito vice-presidente da Fundação e do Conselho Diretor, para o Biênio 2021/2022.

* Gustavo Balbino Dias da Costa
Mandato: 03/11/2020 – Permanece no cargo até a eleição de novo Conselheiro.
Mini curriculum: Graduação em Administração de Empresas – PUC/RS, MBA em Gestão Empresarial – Fundação Getúlio Vargas/FGV, MBA em Gestão de Pessoas – Fundação Getúlio Vargas/FGV, Especialização em Administração Hospitalar – AHRGS. Executivo com vivência e experiência na Gestão de Pessoas, Gestão e Planejamento Estratégico. Experiência no  desenvolvimento de pessoas, estruturações e reestruturações de áreas de RH e de empresas. Forte atuação na implantação de novos processos e busca de sinergias corporativas. Atuou como Consultor de Empresas, Principal gestor da área de Recursos Humanos nas empresas Rio Grande Energia, Grupo Energisa, SIRTEC, Guerra Implementos e Hospital Mãe de Deus. Atualmente ocupa a posição de Diretor de Planejamento e Projetos Especiais na CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica – Porto Alegre/RS, onde Coordena o Planejamento Estratégico do Grupo CEEE nos segmentos Geração, transmissão e distribuição, Gestor das áreas de P&D e Eficiência Energética, Coordenador da Comissão de Negociação Sindical e Assessor da Presidência para assuntos relacionados a Gestão de Pessoas.
——————————————————————————————————————————————————————————–

Composição do Conselho Fiscal:

* Vilmar Fernandes Bressan
Mandato: 03/11/2020 – Permanece no cargo até a eleição de novo Conselheiro.
Mini curriculum: Administrador com formação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), especialista em Auditoria Fiscal pela Faculdade Projeção e Gestão Pública pela UNISUL, e MBA em Controladoria e Finanças pelas Faculdades Integradas São Judas Tadeu. Administrador no Grupo CEEE, atuando na área financeira desde 2009, com foco na gestão de contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa e conciliação bancária. Gestor do Departamento de Administração Financeira entre 2014 e 2019, desempenhando a partir de 2019 a função de Tesoureiro Geral das empresas do Grupo CEEE.
* Suplente: Rodrigo Luis Bertoldo Simon

* Thais Mattei Lanziotti Mannrich
Mandato: 03/11/2020 – Permanece no cargo até a eleição de novo Conselheiro.
Mini curriculum: Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, possui Pós Graduação em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. É empregada do Grupo CEEE, sendo admitida em 2011. Autora do artigo “METODOLOGIA E CRITÉRIOS PARA CÁLCULO DO CUSTO DE CAPITAL DAS CONCESSIONÁRIAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA” da Revista Eletrônica Científica da UERGS. Publicação em 03/04/2018. A partir do ano de 2011, desempenha a função de Economista da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica – CEEE-GT. Em 2013, promovida a Chefe da Equipe de Controle Econômico e Financeiro da Assessoria de Planejamento e Gestão da Transmissão. Em 2015, atua como Coordenadora da Força Tarefa Financeira da Associação Brasileira das Grandes Empresas de Transmissão – ABRATE. No ano de 2016, assume a gestão do Departamento de Captações, parte integrante da Divisão de Captações de Recursos e Relações com Investidores do Grupo CEEE. Em 2017, torna-se gestora da Divisão Financeira na Diretoria Financeira e de Relações com Investidores. Atualmente, desempenha a função de Assistente Executiva do CFO da Companhia.
* Suplente: Viviane Souza Quevedo Ribeiro

* Nicolau Rohling Volpato  (Suplente)
Mandato: 03/11/20 – Permanece no cargo até a eleição de novo Conselheiro
Mini curriculum: Natural de Florianópolis, possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), graduação em Direito pela Faculdade CESUSC (2012) e MBA em Gestão de Negócios para o Setor Elétrico pela FGV – Fundação Getúlio Vargas (2018). Tem experiência na área de Administração de Empresas no Setor Elétrico, com ênfase em Controladoria e Finanças. Atuou como Gerente Financeiro de Projetos (2015-2017), Gerente de Captação de Recursos e Gestão de Dívida (2017-2020) e atualmente é Assessor de gestão da Presidência na CGT Eletrosul, subsidiária da Eletrobras. Foi membro do Comitê Técnico-Financeiro da ETAU – Empresa de Trasmissão do Alto Uruguai (2017-2018) e atualmente também é membro do Comitê de investimentos da Fundação ELOS de Previdência Complementar (2017-atual) e membro do Conselho Fiscal das companhias CHTP – Companhia Hidrelétrica Teles Pires S.A (2020-atual) e Livramento Holding S.A (2020-atual).

* Claílde Vanzella
Mandato: 03/11/2020 – Permanece no cargo até a eleição de novo Conselheiro
Mini curriculum: Clailde Vanzella, contadora inscrita no CRC/SC, com a seguinte formação acadêmica: MBA Executivo em Administração – Gestão de Negócios para o Setor Elétrico (2016-2018), Mestrado em Engenharia de Produção – Área de Gestão de Negócios (2000-2003), Especialização em Engenharia de Avaliação e Custos (1998) e Graduação em Ciências Contábeis (1993-1997). Contadora na Eletrosul Centrais Elétricas S.A. (2009-atual) e membro do Conselho Fiscal das empresas Fronteira Oeste Transmissora de Energia (2018-atual) e Eólicas Hermenegildo I, II, III e Chuí IX (2017-atual) Também membro do Conselho Deliberativo da Fundação Eletrosul de Previdência e Assistência Social (2018-atual). Experiências anteriores: Membro do Conselho Fiscal das empresas Transmissora Sul Litorânea de Energia S.A., Uirapuru Transmissora de Energia S.A., Fundação Eletrosul de Previdência e Assistência Social, e Eólica Cerro Chato II S.A.; Professora de contabilidade na Faculdade Energia de Administração e Negócios e no Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis; e Contadora na Centrais Elétricas de Santa Catarina.
* Suplente: Sandro Lacau da Silveira

——————————————————————————————————————————————————————————–